Alimento – seu caminho para a saúde diária

É importante que comamos muitas frutas e vegetais diferentes todos os dias. Dietas ricas em frutas e vegetais podem reduzir o risco de câncer e outras doenças crônicas. Frutas e vegetais fornecem vitaminas e minerais essenciais, fibras e outras substâncias que são importantes para a boa saúde. A maioria das frutas e legumes são naturalmente baixos em gordura e calorias e estão se enchendo.
Você provavelmente já ouviu falar sobre o programa 5 A Day for Better Health. Ele fornece maneiras fáceis de adicionar mais frutas e vegetais em seus padrões de alimentação diária. É vital que comamos uma grande variedade de vegetais e frutas coloridos, laranja/amarelos, vermelhos, verdes, brancos e azuis/roxos todos os dias. Ao comer vegetais e frutas de cada grupo de cores, você se beneficiará das vitaminas, minerais e fibras essenciais que cada grupo de cores tem a oferecer sozinho e em combinação.
Há várias maneiras diferentes, porém simples, de começar a incorporar vegetais e frutas em suas refeições familiares e favoritas. Você pode começar seu dia com 100% de suco de frutas ou vegetais, cortar bananas ou morangos em cima do seu cereal, ou comer uma salada com almoço e uma maçã para um lanche da tarde. Inclua um vegetal no jantar e você já tem cerca de 5 xícaras de frutas e vegetais. Você pode até tentar adicionar uma peça de fruta para um lanche ou um vegetal extra no jantar.
Não tenha medo de tentar algo novo para aumentar a ingestão de vegetais e frutas. Existem muitas opções ao seleccionar frutas e vegetais. Kiwifruit, aspargos e manga podem se tornar seus novos favoritos. Mantenha as coisas frescas e interessantes, combinando frutas e vegetais de diferentes sabores e cores, como uvas vermelhas com pedaços de abacaxi, ou pepinos e pimentos vermelhos.
Tenha o hábito de manter frutas e vegetais visíveis e facilmente acessíveis – você tenderá a comê-los mais. Armazene os produtos cortados e limpos ao nível dos olhos na geladeira, ou mantenha uma grande tigela colorida de frutas na mesa.

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