Alimentos para combater a doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma doença cerebral progressiva que destrói gradualmente a memória e a capacidade de pensar e raciocinar. Estimativas recentes mostram que aproximadamente 4 milhões de pessoas nos EUA têm demência, a maioria com doença de Alzheimer. Em 2050, esse número poderia chegar a 16 milhões.
No entanto, ao fazer alguns ajustes simples em sua dieta para incluir alimentos ricos em folato, você pode ajudar a reduzir seu risco. De acordo com pesquisas, adultos mais velhos cujas dietas estavam ricas em folato reduziram seu risco de doença de Alzheimer pela metade em comparação com aqueles cujas dietas contêm menos do que as permissões dietéticas recomendadas (RDA
O folato também mostrou baixar os níveis sanguíneos de homocisteína, um fator de risco para doenças cardíacas. Altos níveis de homocisteína, bem como diminuição dos níveis de folato e vitamina B-12, também foram associados a acidente vascular cerebral e doença de Alzheimer.
Uma dieta saudável e equilibrada é a melhor opção para obter o folato que você precisa. Certifique-se de que inclui pelo menos cinco porções de frutas e vegetais frescos por dia. Os alimentos ricos em folato incluem laranjas e bananas, vegetais verde-escuro, espargos, brócolos, fígado e muitos tipos de feijões e ervilhas, incluindo lima, lentilha e garbanzo, bem como pães e cereais fortificados.
Os antioxidantes nas maçãs podem ajudar a proteger o cérebro do tipo de dano que desencadeia a doença de Alzheimer e Parkinson, de acordo com pesquisas recentes. Mas estima-se que, em média, os americanos só comem aproximadamente um sétimo de uma maçã por dia, longe de ser suficiente.
Os mirtilos são uma excelente escolha alimentar, assim como armar o corpo para combater o declínio das capacidades mentais. É também imperativo escolher gorduras insaturadas para que o seu sistema circulatório permaneça saudável. O fluxo sanguíneo saudável e os vasos sanguíneos diminuem a chance de danos cerebrais devido a derrames ou circulação comprometida.

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