O Parto e a Mulher Atlética

As mulheres atléticas vêm em todos os tamanhos e desfrutam de diferentes programas desportivos ou de fitness. As mulheres atléticas gostam de ser tonificadas e em forma. Através da aptidão pessoal, muitas mulheres desenvolveram determinação, compromisso com sua tarefa, e uma capacidade de bater na parede e ir além. Muitas vezes elas se consideram duras e rigorosas. As mulheres que gostam de fitness como forma de vida em vez de serem “atléticas” também admiram a sua forma, sensação de estar em “tom”, flexibilidade e força. Então, porque é que uma mulher atlética (incluindo mulheres que apenas se mantêm em forma) precisa de saber alguma coisa sobre o parto? O objetivo da preparação para o parto não é ‘ficar em forma’?

Uma atleta famosa fez um comentário público de que, se tivesse tido trabalho de parto antes do seu evento competitivo, teria feito melhor nas competições. Obviamente, o parto deu-lhe ideias que teriam melhorado o seu desempenho. Muitas mulheres atléticas podem não saber que é mais provável que tenha uma cesariana do que a maioria das mulheres. Todos nós já ouvimos histórias de que dançarinas e amazonas são mais propensas a ter cesariana; no entanto, isso é verdade para muitas mulheres atléticas. No entanto, de alguma forma isso parece paradoxal. Como é que estar em forma pode levar a partos mais medicamente assistidos?

O parto na sua forma mais simples é um exercício de canalização.

Um objecto (bebé) tem de sair de um recipiente (mulher). Para isso, o objecto tem de sair através de um tubo (pélvis), abrir um diafragma (colo do útero) e uma abertura (vagina). O recipiente tem uma Mente e se o processo de passagem do objecto for percebido como doloroso, então a Mente pode responder a essas sensações ao tensionar o corpo. A tensão no corpo pode interferir com a necessidade do recipiente de relaxar e abrir para que o objecto saia. Ser “tonificado” é uma forma de tensão. Isto significa que há uma preparação totalmente diferente para dar à luz do que ficar em forma ou estar em treinamento. Um marido de uma mulher atlética disse depois da cesariana: “Pensei que o parto era sobre músculos que empurravam um bebé para fora. Agora compreendo que se trata de criar espaço para que o bebé possa mover-se através do seu corpo”.

Cada programa desportivo ou de fitness utiliza músculos diferentes, mas não são apenas os músculos que podem produzir tensão. O tecido conjuntivo ou a fáscia também podem manter a tensão. Na nossa analogia com a canalização, o tubo (pélvis) está rodeado por tecido conjuntivo que faz parte do tecido mole do nosso corpo. O tecido mole é tudo menos osso. Por exemplo, a tensão nas ligações entre os ossos da cintura pélvica (tubo) pode impedir que os ossos sejam móveis. Os ossos do nosso bebé na cabeça são concebidos para se moldarem e sobrepostos; no entanto, podemos criar mais espaço dentro deste tubo quando soubermos como manter a nossa pélvis móvel. No parto, o sacro é o osso que mais precisa de mobilidade. É também o osso que é usado para estabilizar os nossos corpos à medida que carregamos e tendemos a ser imóveis. Também podemos reduzir o “trabalho de costas” aprendendo a criar mobilidade sacral. Um patinador de gelo disse depois de 3 cesarianas: “Uma vez que aprendi a mobilizar o meu sacro em trabalho de parto, não tive problemas em dar à luz o meu quarto filho naturalmente. Ninguém me disse que eu tinha de fazer isso. Ninguém me disse que eu tinha que fazer o Trabalho Interno (canal de parto ou abertura) também.

O tecido mole em nosso canal de parto também pode ser bastante apertado. Muitas mulheres são aconselhadas a fazer exercícios de “pavimento pélvico”. Estes são certamente bons para fortalecer o nosso interior; no entanto, não são exercícios de preparação para o parto apropriados. Em vez disso, as mulheres grávidas precisam de aprender a relaxar dentro da pélvis e dos músculos do canal de parto.

Para muitas atléticas, o relaxamento não está alinhado com a sua auto-percepção pessoal.

Um ciclista de competição disse: “Considerei-me muito, muito duro e fui. Tinha desenvolvido capacidades e capacidades de gestão para o evento que tinha escolhido; no entanto, sem um conjunto de novas capacidades para o evento de dar à luz, não fazia ideia e acabei por ter uma cesariana e um sentimento de fracasso pessoal. Quando descobri o Método Pink Kit para o parto better™ Aprendi as competências necessárias para o parto e o meu marido aprendeu a treinar-me.

O exercício do Relógio Pélvico do The Pink Kit é um dos muitos que você pode ensinar em casa para se preparar para o parto. Quando usada em trabalho de parto, a técnica do Relógio Pélvico ajuda-a a concentrar-se no relaxamento onde o colo do seu útero se prende dentro da pélvis. Isto ajuda a dilatar o colo do útero. Você pode usar o mesmo conceito para relaxar mentalmente ao redor do colo do útero diretamente, o que também ajuda na dilatação cervical. NOTA: Se estiver grávida agora, pode fazer o exercício do Relógio Pélvico abaixo, mas apenas o relaxamento cervical nas últimas duas semanas da sua gravidez como preparação específica para o parto e, em seguida, sinta-se livre para o fazer durante o parto.

1) Faça este exercício em uma série de posições: em pé, sentado, deitado ou parcialmente ajoelhado. Como sabe, diferentes posturas envolvem diferentes músculos e aspectos do tecido conjuntivo.
2)
3) Desenhe uma linha ao redor do seu corpo, começando pela metade do osso púbico, ao redor do topo de onde suas pernas conhecer as tuas ancas e depois o teu sacro. Este será cerca de 1 ½ polegadas acima de onde as pequenas colisões são, no início da sua rachadura inferior. Você desenhou um círculo em torno de sua pélvis. Dentro deste círculo, dentro da pélvis está aproximadamente onde o topo da sua vagina (o tecido mole à volta do colo do útero) se encontra com o interior da sua pélvis. Durante o parto, as contracções arrastam este tecido para a pélvis, abrindo o colo do útero que se encontra no meio do tecido. Onde o tecido se encontra com a pélvis é como a borda de um relógio e o colo do útero é como a área onde os ponteiros do relógio se juntam. As contracções uterinas abrem o colo do útero para que não haja mais um relógio, mas sim uma grande abertura para o seu bebé descer e entrar no seu canal de parto. O puxão aberto do colo do útero é o que é “doloroso” no parto.

4) Dê nomes ao rosto do seu relógio. Nomeie o osso púbico 12:00, um quadris 3:00, o sacro 6:00 e o outro quadris 9:00. Agora vá em volta do relógio e amoleça (dentro) a cada hora (você pode sempre incluir 1:30 etc). É útil dizer a si mesmo enquanto você toca levemente naquele lugar: ‘Suavize dentro do meu osso púbico’. Faça uma pausa antes de ir para o próximo lugar para deixar sua mente encontrar aquele lugar em seu corpo e para que seu corpo responda. Isto é colocar a sua mente sob o jugo do seu corpo.

5) Depois de ter contornado o exterior do Relógio Pélvico e se você estiver a duas semanas da data de vencimento, então você pode fazer o mesmo amolecimento ao redor do colo do útero que está fechado e no centro. O colo do útero é composto de 50% de células musculares e o restante de tecido conjuntivo, por isso ele responde ao relaxamento intencional.

6) Fazer ambas as coisas em trabalho de parto entre as contrações e até mesmo durante as contrações tem sido uma das ferramentas de grande foco que as mulheres que se prepararam com o The Pink Kit têm usado. É uma ferramenta ideal para os maridos/parceiros saberem. Elas podem sentir isso em seus próprios corpos e podem nos lembrar de ‘relaxar às 6:00’ se tivermos trabalho de parto, por exemplo.

Repare nesta diferença, fique tenso por dentro, mantenha a tensão enquanto passa o tempo todo novamente. Você pode sentir a diferença.

Nos últimos 30 anos, o Método do Kit Rosa para Parto better™ tem ajudado muitas mulheres atletas a terem um parto positivo. A informação teve origem nos Estados Unidos nos anos 70 e veio para a Nova Zelândia com o fundador do Trust, Common Knowledge, em 1995. Desde então, o kit multimédia The Pink Kit: Preparações Essenciais para o seu corpo de parto através do website.

Várias mulheres atléticas da Nova Zelândia usaram o The Pink Kit e acharam-no incrivelmente útil. Elas foram bodybuilders, competidores aeróbicos, remadores, amazonas, dançarinas, etc. Cada um tem uma experiência diferente e uma história diferente do seu nascimento. Alguns descobriram que o seu desporto os tinha preparado para o desafio do trabalho de parto, enquanto outros ficaram surpreendidos com o quão desafiados estavam pelo trabalho de parto.

Muitas vezes as mulheres atléticas têm parceiros atléticos.

Quando ambos os futuros pais se prepararam para o parto usando o Kit Rosa, ter um parceiro experiente como treinador de parto foi maravilhoso para a mulher. Os homens têm os mesmos corpos e podem sentir a tensão interior da mesma maneira que as mulheres. Quando essas mulheres acharam o trabalho de parto desafiador, elas confiaram em seus parceiros para ajudá-las a trabalhar em cada contração com as habilidades de conhecimento comum que elas mesmas tinham ensinado. Uma mulher atleta disse: “quando o trabalho de parto se tornou intenso, o meu marido lembrou-me que eu tinha feito um esforço para o meu desporto e que eu podia fazer isso. Ele inspirou-me a continuar em vez de usar alívio da dor e estava lá todas as contracções, fazendo o trabalho comigo”.

Com as novas habilidades, você pode encontrar no The Pink Kit, mulheres atléticas e seus parceiros podem enfrentar o desafio, conseguindo uma experiência de parto positiva em todas as situações. Aprender novas habilidades torna-se mais fascinante do que conflituoso. Na verdade, você vai voltar à forma logo após o nascimento, quando você aprendeu a relaxar para dar à luz. Haverá menos trauma para si e para o seu bebé.

Traduzido com www.DeepL.com/Translator

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *